Cronologia

Posted on: Sex, 2018-10-19 11:37 By: admin

 

2014

O I Congresso Internacional de Compras Públicas realizou-se nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, na cidade da Praia, ilha de Santiago (Cabo Verde), sob o tema “Para uma Contratação Pública Estratégica”, numa iniciativa da ARAP, em parceria com a Universidade do Minho, com a Universidade de Cabo Verde e com o NEDip.

Pela primeira vez, especialistas em matéria de Contratação Pública das universidades dos países de língua portuguesa, bem como de Espanha e Itália, reuniram-se para debater acerca dos desafios desta área, tendo como público-alvo todos os que intervém direta e indiretamente no Sistema de Contratação Pública.

 

2016

O II Congresso Internacional de Compras Públicas” teve lugar no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, entre os dias 16 e 18 de novembro, com o alto patrocínio da Casa Civil do Presidente da República de Angola, coorganizado pela Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas de Cabo Verde (ARAP) e pelo Serviço Nacional de Contratação Pública de Angola (SNCP).

Durante os três dias do evento discutiu-se acerca dos principais desafios que se impõem ao sector, tais como boas práticas internacionais de compras públicas, despesa pública racional e eficiência nas aquisições públicas; regulação, as auditorias e o controlo prévio da despesa pública relativa a contratação pública.

Balanço

Ambas as edições do congresso de compras públicas contabilizam bons resultados. Em Julho de 2015, sete meses após o primeiro congresso, como resultado de conversações iniciadas durante o evento, a Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas de Cabo Verde (ARAP) e o Serviço Nacional de Contratação Pública de Angola (SNCP) celebraram um protocolo de cooperação.

Juntas, as duas entidades organizaram o II Congresso de Compras Públicas, e vêm partilhando um conjunto de conceitos modernos associados à modernização das compras públicas, ilustrando as tendências e melhores práticas mundiais que tanto podem ajudar Angola como Cabo Verde neste momento em que ambos estão a implementar um novo modelo de contratação pública.

Além de permitir o desenvolvimento de relações institucionais entre as entidades reguladoras do sector, os congressos de compras públicas permitem aos participantes adquirir mais conhecimentos. São até agora cerca de 100 comunicações científicas que capacitam os profissionais da área nos mais diversos segmentos de atuação.